A praΓ§a do bairro de Boa EsperanΓ§a foi palco da celebração do Dia de Γfrica, na ilha da Boa Vista. Um momento que serviu para proporcionar a diversidade cultural e a reafirmação da identidade africana e a unidade entre os cidadΓ£os africanos residentes na ilha.
Promovida pela CΓ’mara Municipal, Alta Autoridade para a Emigração e a Associação Associativa do Bairro, na feira gastronΓ³mica foram expostas pratos tΓpicos de sete paΓses, (Cabo Verde, GuinΓ© Bissau, GuinΓ© Conacry, GΓ’mbia, NigΓ©ria, Senegal e Gana, para a degustação dos participantes.
Igualmente teve danΓ§as, mΓΊsicas tradicionais e açáes de sensibilização de βLuta contra o FeminicΓdio”, sobre o trabalho da βBios β Ambientalβ, na preservação e conservação das tartarugas.
Durante o evento, os participantes destacaram a boa integração das diversas comunidades na ilha da Boa Vista.
Por sua vez, o Presidente ClΓ‘udio MendonΓ§a disse que a iniciativa de comemorar o Dia da Γfrica, promove nΓ£o sΓ³ a diversidade cultural, mas tambΓ©m um ambiente de inclusΓ£o e integração.
βEste compromisso reflete-se em vΓ‘rias açáes e iniciativas que temos levado a cabo. E hoje estamos aqui nΓ£o apenas para festejar, mas tambΓ©m para refletir sobre os valores de unidade, solidariedade e respeito Γ diversidade, fundamentais para o progresso do municΓpio e do continente africano como um todoβ.
O Dia da Γfrica, celebrado em 25 de maio, marca a fundação da Organização da Unidade Africana (OUA) em 1963, agora conhecida como UniΓ£o Africana (UA). Este dia Γ© uma oportunidade para refletir sobre os desafios e conquistas do continente africano, alΓ©m de reforΓ§ar a solidariedade entre os paΓses africanos e a diΓ‘spora africana em todo o mundo.
.
.
.