Igreja de Nossa Senhora da Fátima

Igreja de Nossa Senhora de Fátima foi erguida em 1930, fruto de uma promessa feita pelo então filhos de Boavista, David Ben´Oliel e sua esposa Maria Isabel Carvalho Ben´Oliel. Tudo teria começado quando o casal fizeram uma visita à Fátima, em Portugal entre os anos 1918 e 1920 e dali trouxeram a promessa de construir uma capela na Boavista, dedicada à Santa. David era filho de pais judeus, mas a sua esposa da família Spencer era católica. David por sua vez fazia todas as vontades à esposa Isabel, e no ano de 1929 iniciou-se a Oeste do monte “Rotxinha” em Sal-Rei, a construção da capela.

A 13 de Maio de 1931 e após a sua conclusão, o Pe. Porfírio faz a celebração da primeira missa. A partir dessa data, os populares da Boavista passaram a comemorar, junto à dita capela, a Festa de Nossa Senhora da Fátima no dia 13 de outubro, dia da chegada da sua imagem à Ilha. Pessoas de todos os cantos da Boavista, afluíam ao local, e para além da missa e da procissão, o festejo era a volta de sons dos tambores, koladeras, comidas entre outras atividades.

Após a morte do casal e mentores da Festa entre os anos de 1950 e 1953, os festejos caíram em desuso, e a capela entrou em decadência. Várias foram as tentativas de reerguer as tradições por parte da população, mas sem sucesso, a capela aos poucos foi caindo em ruinas.

As ruinas da capela são até hoje conhecidas por “Capela de Fátima”. A imagem da Nossa Senhora de Fátima foi transferida da sua capela para a Igreja de Santa Isabel, ato que se realizou com uma procissão pelo Pe. Campos.