Nha Vão
Dados Biográficos
Serapião António Oliveira, mais conhecido por Nha Vão, é natural de Sal Rei, Ilha da Boa Vista, nasceu a 30 de outubro de 1923.
Filho de Herculano Nazário Oliveira e Paula Libânia Fonseca ambos da Boa Vista.
A mãe Paula trabalhava na descarga e carregamento de navios que aportavam na Boa Vista e labutava em casa, na criação e educação dos filhos, Serapião ajudava o Pai nas lides da agricultura e pastorícia.
Aos 20 anos de idade, rumou para São Vicente, para prestar serviço militar, até 1947.
Após a sua missão militar, regressa à Boa Vista.
Em 1948, decidiu aventurar- se na Cidade da Praia à procura de outros meios de vida.
Em 1949 ingressa nos serviços da Polícia Nacional, após um ano de serviço, ruma para a Ilha vizinha do Fogo na qualidade de responsável de posto policial.
Após alguns anos de serviço na ilha do Fogo, é transferido de novo para a cidade da Praia, e depois transferido para São Vicente, onde desempenhou funções na Polícia de ordem pública.
Em São Vicente conheceu Maria Francisca Monteiro – Nha Bia, sua companheira de vida.
De regresso à sua ilha natal, veio a chefiar o posto policial.
Mais tarde regressa a São Vicente, onde continuou as suas funções policiais.
Em 1961 desligou-se da Polícia Nacional, regressou à sua ilha natal Boa Vista, retomando a vida civil.
Homem de vários ofícios, Serapião Oliveira, trabalhou na Câmara Municipal da Boa Vista como encarregado de Armazém, da Brigada da Estrada até 1967. Foi Regedor da Freguesia de Santa Isabel, fiscal geral de obras municipais, em toda a ilha. Foi responsável pelo serviço de assuntos sociais e fiel de Armazém do PAM- Programa Alimentar Mundial, Ponto focal do Estado na Ilha. Trabalhou na EMPA e finalmente no MDR.
De 1980 a 1985 serviu o País como Deputado Nacional pelo círculo da Boa Vista.
Aposentou em 1990 aos 67 anos de idade.
Foi um dos membros fundadores da Casa – Racionalismo Cristão na Boa Vista
Em 2018, foi agraciado pelo Presidente da Casa Racionalismo Cristão do Brasil, com o título de Membro Honorário da Instituição.
Nos anos da sua juventude, praticou vários desportos náuticos, participou em jornadas de natação na Baía de Sal Rei. Foi também futebolista do Clube União.
Conheceu Boa Vista de lês a lês graças a sua função de negociante de Gado.
Serapião Oliveira- Nha Vão também tem uma paixão pela arte e pela cultura.
Com apenas 16 anos de idade, em 1940 compôs a sua primeira letra, de algumas composições criadas, mas, não dedicou muito a esta arte, sendo que na altura as letras e os sons nasciam de forma espontânea para diversão dos jovens, sem pensar em fazer desta arte um meio de sustento.
Contudo, deu uma grande contribuição à Cultura, não só como compositor e trovador, mas também como músico das noites e serenatas na Boa Vista, fazendo dele um fazedor de cultura.
A sua mais emblemática composição Fusquinha.
Serapião Oliveira, Nha Vão é o mais velho compositor Vivo, de Cabo Verde.
Este é Serapião Oliveira, o nosso Nha Vão, casado com Maria Francisca Monteiro Oliveira, pai de 09 filhos, tem 17 netos, 12 bisnetos e um trineto.
Um Bem-Haja a Nha Vão que no dia 30 de outubro completou 100 anos de vida.