Praia de Santa Mónica (Curralinho)

Categoria V: Praias de areia branca ou negra

Praia de Santa MónicaSituada no sul da localidade de Povoação Velha, é considerada uma praia de grande beleza, de cortar a respiração, apresentando um areal muito extenso, muito exposto e sem quaisquer sombras, e uma atmosfera quase selvagem, resultante do seu isolamento.

A praia de Santa Mónica é uma das mais belas de Cabo Verde dadas as suas características peculiares e seus areais calcarias. Com mais de 22 km de comprimento, em 2021 foi eleita pela revista de viagens americana Travel Leisure, como uma das 25 praias mais bonitas do mungo.

É ainda um importante sítio para a desova de tartarugas marinhas da espécie Careta-careta, e há registros de que foi o primeiro local de desembarque dos portugueses na ilha da Boa Vista, por volta de 1456, razão pela qual existe uma pequena praia denominada de praia de Desembarcador, onde as embarcações de pesca artesanal são arrastadas.