Camara Municipal de Comemoração do Centenário de Nascimento do Artista Pedro Coroa de Flores
A Câmara Municipal assinalou hoje o centenário de nascimento do primeiro Presidente da República de Cabo Verde, após a independência nacional a 05 de julho de 1975, Aristides Maria Pereira.
Trata-se de um reconhecimento do município, ao filho da terra, que se destacou pelo seu percurso, enquanto pessoa e político para o desenvolvimento do país que hoje é Cabo Verde.
O momento foi assinalado com a deposição de uma coroa de flores sobre a sua campa, pela vereadora Nádia Santos e pelo Presidente da Assembleia Municipal, Walter Évora, na presença de familiares e moradores da comunidade do Fundo das Figueiras, sua terra natal.
Mas antes, foi feito um percurso até o espaço onde existia a primeira casa em que viveu Aristides Pereira.
De acordo com a vereadora Nádia Santos, trata-se de um um acto simbólico e singelo, em reconhecimento ao homem que muito fez por este país.
“Achamos que não poderia passar em branco esta data importante para o país que é o centenário de Aristides Pereira, nosso primeiro Presidente da República. O homem que desde muito jovem optou por lutar para a libertação de Cabo Verde e para a sua construção do país, enquanto Estado e nação”.
Ainda no âmbito da comemoração do centenário do nascimento de Aristides Pereira, a autarquia tem agendado uma conversa aberta intergerações sob o tema “Aristides Pereira, o homem, o político, o estadista” e no dia 24, uma conferência sobre a sua vida e obra, evento onde se fará apresentação do livro “Aristides Pereira – Recordando o homem, edificando a história”.
Natural da Boa Vista, Aristides Pereira nasceu a 17 de Novembro de 1923 e faleceu em 2011, em Portugal, vítima de doença prolongada.
.
.
.