Reseva Natural do Morro de Areia

Reseva Natural do Morro de Areia – Esta reserva tem uma superfície de aproximadamente 2.131 ha. Localiza-se a sudoeste da Boa Vista, desde a praia de Chaves até à costa de Santa Mónica.

A declaração da Reserva Natural de Morro de Areia em 2014, teve como objetivo a proteção e conservação dos processos ecológicos derivados da dinâmica arenosa e a conservação dos habitats de interesse para espécies endémicas e relevantes do Arquipélago, como o Rabo-de-junco, Guincho, as Tartarugas, o Tubarão-gata e numerosos invertebrados.

Com o objectivo de controlar os possíveis efeitos sobre os valores naturais da reserva e a circulação de areias de que se alimenta o sistema dunar deste espaço, inclui-se uma zona periférica de proteção marinha que abarca uma franja marinha de 300 m ao longo da costa e um sector terrestre, que inclui um sector da praia de Chaves situado a norte da Área Protegida, cuja área é de 436 ha.

As principais ameaças são o facto da reserva estar condicionada a norte pela ZDTI de Chaves e de a delimitação da ZDTI de Morro de Areia se sobrepor ao limite da reserva. É uma área onde se desenvolvem inúmeras atividades turístico-recreativas, nomeadamente as excursões em veículos todo o terreno que alteram significativamente a paisagem e o substrato arenoso. Outra atividade que pode ter consequências negativas é a extração de areias, devido à alteração da paisagem que contém elementos geomorfológicos de grande valor.

Câmara Municipal da Boa Vista

Endereço:
Largo Santa Isabel, Sal Rei, Cabo Verde
Horário:
Segunda a Sexta : 08:00 – 16:00

Métodos de Pagamento

Pode pagar os seus impostos municipais com segurança utilizando os cartões Vinti4, VISA ou MasterCard.