Passagem Protegida de Monte Caçador e Pico Forcado

Passagem Protegida de Monte Caçador e Pico Forcado – Declarada paisagem protegida em 2014, pretende proteger os seus valores geológicos, geomorfológicos e as peculiaridades da flora e fauna existentes como o (Pandion haliaetus e Falco tinnunculus).

O alinhamento montanhoso de Monte Caçador (355 m), Pico Forcado (364 m) e a Mesa Cágado (297 m) e os seus limites formam uma barreira orográfica que ocupa grande parte da franja centro-oriental da ilha, é a formação montanhosa mais importante da Boa Vista. Apresenta picos, planícies e importantes depressões. Na zona ocidental os seus limites coincidem com os montes ocidentais de Campo da Serra, voltando de novo à planície em direcção à Ribeira do Norte.

Paisagem Protegida Monte Caçador e Pico Forcado tem uma superfície de 3.357 ha, as principais ameaças são a extração de inertes, o pastoreio livre e as actividades recoletoras, especialmente das espécies ameaçadas.

A lagoa natural de Olho do Mar como ponto de desenvolvimento de actividades turísticas e de ócio, pode ser objeto de degradação pelos visitantes (lixos, alterações na composição florística ou na fauna associada).