Reserva Natural Integral Ilhéu dos Pássaros

Reserva Natural Integral ilhéu dos Pássaros – Com cerca de 0,82 hactares e uma área marinha com uma superfície de cerca de 38 hectares, o ilhéu dos Pássaros localiza-se a nor-noroeste da ilha de Boa Vista, situada em frente à Baía das Gatas é um dos ilhéus mais pequeno tendo em conta a sua extensão superficial e a pouca altitude sobre o nível do mares. Esta reserva tem grande importância no que se refere à avifauna e facilita existência de varias espécies vegetais. Nela podemos encontrar também uma colónia de Jabe-Jabe / Pedreirinho (Oceanodroma castro).

Trata-se de um ilhéu plano e coberto de material de natureza sedimentar e arenosa.

As principais ameaças são a captura directa das aves marinhas, a alteração e destruição do seu habitat por pisoteio, as visitas frequentes ou outras perturbações (ruídos, contaminação, introdução de gatos) que constituem perigos para a conservação destas aves marinhas.