Reserva Natural Integral Ilhéu de Baluarte

Reserva Natural Integral Ilhéu de Baluarte – Localizada a nordeste da ilha de Boa vista, frente às costas de Ponta do Rife, entre as Antigas Salinas e Porto Ferreira, é um ilhéu alongado em direcção este-oeste, com uma altitude inferior a 5 metros sobre o nível do mar, de natureza basáltica, com superfície plana e rochosa. A Reserva Natural Integral Ilhéu de Baluarte tem uma superfície de cerca de 7.65 hectares de área terrestre e 87 hectares de área marinha.

Decretada reserva natural em 2013, o objeto de proteção da Reserva Natural Integral Ilhéu de Baluarte é a presença e nidificação de aves emblemáticas a nível mundial como a Rabil e o Alcatraz.

As principais ameaças dessas duas aves são a predação e a captura directa, causa do seu desaparecimento noutros lugares nos quais nidificavam.

Outro tipo de ameaça são as frequentes visitas de pescadores e perturbações nomeadamente ruídos, contaminação, destruição do seu habitat, que constituem perigo para a conservação destas aves marinhas. Em especial o Rabil que parece possuir um comportamento evasivo e sensível perante as perturbações ou visitas.