Igreja de São Roque
São Roque é uma das festas religioso-profano aqui na Ilha da Boavista, e estórias contadas relatam que S. Roque nasceu em meados do séc. XIV em Montpellier, na França, e foi o Santo mais popular na Europa Ocidental, do século XV ao século XIX.
Na ilha da Boavista é tido como o Santo mais popular da Ilha, pelo fato de ser o único Santo que é homenageado em duas povoações e em duas datas diferentes.
O nome Roque veio-lhe de uma cruz vermelha na pele do peito e sua implantação aqui na Ilha teria acontecido segundo a lenda popular, que dos destroços de um naufrágio no Porto da Farrapa de um barco de nacionalidade francesa, uma imagem de santo viria a sair dias depois na sã e salvo na Praia de Meio, e logo foi acolhida pelos populares, passando daí em diante a ser o Patrono da Povoação Velha.
Devido a este milagre, a Praia de Meio passou a denominar-se até hoje de Porto de S. Roque.
Aqui na Boavista a Festa de S. Roque é celebrado em duas datas diferentes, 8 de maio na Povoação Velha e a 16 de agosto na Povoação do Rabil, para onde a imagem do Santo teria sido transferido em 1810.
Conta uma outra lenda que apos sua transferência para a Igreja Matriz no Rabil, o Santo terei ficado em desagrado, e com raiva teria fugido para a Povoação Velha, recolhendo-se á sua humilde capela. Descoberto, ele é novamente conduzido á igreja matriz no Rabil, onde resolve fugir de novo, mas esconde atrás de uma pedra acerca de 500 metros da sua querida Povoação Velha. Denunciado por um cão, a imagem é novamente encontrada. Desgostoso das pessoas da povoação velha por não ter lhe protegido, o Santo nunca mais teria fugido da sua igreja matriz no Rabil, onde se encontra ate hoje.
Os populares do Rabil iniciaram então a sua devoção ao S. Roque, homenageando-o anualmente com uma festa a 16 de agosto. Em 1810 S. Roque se tornou o Santo Padroeiro do Rabil, quando se transferiu a sede da Freguesia de S. Roque da Povoação-Velha para então vila do Rabil.
Neste momento a Igreja de S. Roque aguarda sua reabilitação, por se tratar de uma Igreja com historia e dos mais antigos de boa vista.