Monumento Natural do ilhéu de Sal Rei

Monumento Natural do ilhéu de Sal Rei – Os fundamentos de proteção que presidiram a declaração do Monumento Natural do Ilhéu de Sal Rei são a presença de importantes valores naturais como as espécies de flora e fauna existentes e o valor histórico-cultural que proporciona o antigo forte do Duque de Bragança.

Encontra-se a noroeste da Boa Vista, em frente à cidade de Sal Rei, é o ilhéu mais extenso em superfície dos que rodeiam a Boa Vista, e o de maior altitude com 27 m de máxima. Ao contrário dos outros ilhéus, aqui afloram materiais basálticos e são escassas as formações calcárias, com praias arenosas nas zonas mais abrigadas. Tem uma superfície de 89 ha.

As principais ameaças são a proximidade à cidade de Sal Rei que implica a presença humana no ilhéu e as consequentes alterações na composição dos ecossistemas, incluindo o desaparecimento da avifauna que aí nidificava anteriormente. Os resíduos deixados pelas pessoas que frequentam o ilhéu bem como os resíduos trazidos pelas correntes marítimas são uma ameaça para o património natural e paisagístico do ilhéu. A exploração de recursos naturais marinhos e submarinos, como a pesca ou a apanha de marisco, também constitui uma ameaça.

A introdução de outras espécies animais no ilhéu teve um impacto nefasto na sobrevivência das aves marinhas, exemplo disso são as cabras que em tempos aqui eram trazidas para pastar e que consumiram a vegetação e destruíram as tocas do Pedreiro-azul / Painho-de-ventre-branco (Pelagodroma marina), ou os gatos, predadores de todo tipo de aves marinhas. Outra ameaça à integridade deste espaço é a degradação do espólio de valor histórico (nomeadamente os canhões) do Forte Duque de Bragança.