Reserva Natural de Boa Esperança

Reserva Natural de Boa Esperança – Localiza-se a este de Sal Rei e abarca uma ampla franja composta por um sistema dunar e de areias móveis cuja dinâmica vai desde a costa de Boa Esperança, incluindo as praias de Atalanta, Sobrado e Copinha, chegando a Pesqueiro de Banco, até à costa sul da cidade de Sal Rei, na Praia de Carlota.

Foi decretada uma reserva natural em 2014, com o objetivo de preservar e manter os processos ecológicos derivados da dinâmica de areias, os povoamentos de tamareiras e da presença da desembocadura da Ribeira de Rabil como zona húmida de interesse, assim como a qualidade da sua paisagem.

Tem uma superfície de 3.631 ha, as principais ameaças estão associadas à extração de areias, a degradação dos povoamentos de tamareiras, a utilização desregrada dos recursos na prática de atividades recreativas.

O ecossistema salino inundável na desembocadura da ribeira de Rabil de grande importância para as aves, constitui um dos dois sítios Ramsar declarados para a Boa Vista.