Monumento Natural Monte Santo António

Monumento Natural Monte Santo António – Em 2014 foi declarado um monumento da ilha, por apresentar valores geológico-geomorfológicos, alguns endemismos de flora (Sarcostemma daltonii) e fauna (Falco tinnunculus) e um relevo de alto valor paisagístico que importa conservar, sendo as principais ameaças o pastoreio livre e a extração de inertes.

O maciço rochoso que forma a Rocha de Santo António constitui uma das maiores altitudes da Boa Vista (379 m), e forma, junto com a Rocha de Estância e o Pico de Estância, uma das três formações orográficas mais singulares pela sua morfologia de fortaleza rochosa com a base quase circular levantada sobre uma extensa planície. Alcança um desnível máximo de 320 m entre a zona mais alta do maciço e a sua base, o que o converte num destacado elemento da paisagem. Tem uma superfície de 459 ha.